top of page

Eleições Gerais nas Bahamas


Eleição Geral de Bahamas

O país conta com a presença de um sistema eleitoral parlamentarista, no qual os eleitores votam em seu candidato de preferência, sendo este o representante do seu partido, com o processo eleitoral organizando-se de maneira semelhante ao modelo parlamentarista britânico. Todos os assentos do parlamento estarão em disputa na eleição de 10 de maio.

Os principais candidatos ao cargo são: o atual primeiro-ministro Perry Christie, do Partido Progressista Liberal (PLP), Loretta Butler-Turner, candidata de oposição do Movimento Livre Nacional (FNM), e Branville McCartney, do A Aliança Democrática Nacional (DNA).

O PLP é o principal partido do país na atualidade e situa-se no campo de centro-esquerda no espectro político, sendo caracterizado por políticas sociais-liberais, progressistas e com alguns pontos de nacionalismo. Sempre foi um partido relevante no país, tendo ficado de fora do governo em apenas 4 de possíveis 12 oportunidades. O atual primeiro-ministro tentou políticas de planejamento urbano e de redução de crimes, além de aprovar o imposto sobre o valor acrescentando, com o intuito de arrecadar mais para os investimentos do governo. Apesar de certa popularidade e favoritismo para a eleição, é uma figura considerada controversa: o político já fez gestos obscenos com seu dedo médio durante um evento oficial e seu governo é acusado de violações dos direitos humanos, apesar de não ter sido condenado. Outro fato que traz inquietação são as acusações de má gestão dos recursos arrecadados pelo imposto sobre o valor acrescentado, além de denúncias de corrupção direcionadas a membros do governo, como o ministro do trabalho, Shane Gibson[1]

O FNM é o partido de centro-direita do país, dualidade tradicional nos países da Commonwealth britânica. Tem posições conservadoras semelhantes ao Partido Conservador, com a preferência pela privatização de diversos setores da economia. O principal setor privatizado durante o governo do FNM em Bahamas foi o setor de hotelaria, porém o partido veio perdendo espaço com a ineficiência de suas políticas de privatizações. Há rusgas internas a seus quadros partidários, pois a líder do partido na Câmara, Loretta Butler-Turner, não é bem aceita pelo líder do partido, Hubert Minnis, o que causa instabilidade e insegurança para os eleitores.

A Aliança Democrática Nacional (DNA) se mostra como uma nova alternativa na política bahamense, com sua primeira participação em pleitos no ano de 2012. Seu candidato, Branville McCartney, conta com o elemento de ser visto como um “outsider”, ou seja, de não ser considerado um componente do cenário tradicional da política do país, algo que o próprio partido usa a seu favor. Uma estratégia que foi adotada por sua campanha consistiu no esforço pela realização de debates[2] nos quais o dito candidato poderia expor suas propostas, com o objetivo de ganhar mais votos especialmente dos jovens eleitores, dos quais muitos mostram-se decepcionados com a morosidade do cenário político local.

O que está em jogo nessa eleição é se a população ainda vai continuar acreditando nas promessas eleitorais de 2012 feitas pelo PLP, de redução do crime e crescimento dos centros urbanos, ou se optará por uma mudança de liderança. O povo não demonstra ser contrário às propostas em si, mas, com a incapacidade do governo de cumprir as metas prometidas, um sentimento de desconfiança veio tomando conta dos eleitores, o que poderia fazer com que optasse justamente por essa alternância de poder. A eleição, portanto, serviria muito mais como um voto de confiança do que propriamente uma aprovação do que está sendo feito[3].

Sites sobre as eleições:

http://wikielections.com/south-america/caribbean/bahamas-general-elections-2017-results-live-voting-opinion-exit-poll/

http://www.bahighco.ca/Announcements/advanced-poll-for-the-2017-general-election-of-the-commonwealth-of-the-bahamas.html

http://www.bahamapundit.com/2017/04/bahamas-electoral-prospects-for-may-10-2017.html

[1] Disponível em: http://www.thenassauguardian.com/news/72764-fnm-tells-pm-fire-gibson-

[2] Disponível em: http://www.thebahamasweekly.com/publish/bahamian-politics/DNA_Calls_for_Public_Debates53501.shtml

[3] Disponível em: http://www.thenassauguardian.com/opinion/op-ed/72445-the-race-is-on

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "Clipping Democrático"
  • Facebook Basic Black
bottom of page